Vitaminas e Minerais

Compostos Ortomolecures

A palavra Ortomolecular vem da junção de orthos, do grego, que significa correto e molecular, do latim, ou seja moléculas certas. Uma boa analogia para se entender o que é isto, podemos fazer com um par de sapatos. Quando colocamos o direito em nosso pé direito e o esquerdo em nosso pé esquerdo, podemos andar, dançar, caminhar, sem problemas. Mas, basta colocar o sapato direito no pé esquerdo e o esquerdo no pé direito (trocar os sapatos) ou então tirarmos o salto de um dos sapatos, que no final de alguns minutos teremos dores nos pés e se passarmos um dia assim, com eles trocados ou faltando um pedaço do salto em um deles, no final do dia, não só os nossos pés estarão sofrendo, mas também os nossos tornozelos, os nossos joelhos, a nossa bacia, a coluna e estaremos mal-humorados, estressados, etc.

Assim, também ocorre com nossas moléculas, bastando uma estar trocada ou estar faltando algo nelas,ou seja não estando ‘corretas”, por qualquer motivo (stress, metais pesados, radicais livres, etc) que teremos as conseqüências disso em forma de doenças. 0 termo ortomolecular foi proposto por Linus Pauling que em 1930 passou a estudar as vitaminas, defendendo o uso destas como a base bioquímica das reações celulares em todo o organismo.

Em 1945, com a monografia sobre alteração da molécula de hemoglobina na anemia falciforme, primeira doença molecular, dá início a Medicina Molecular.

Em 1960 passou a desenvolver a Bioquímica da Nutrição.

Em 1970 extendeu o conceito Ortomolecular a medicina em geral, como sendo moléculas certas em concentrações certas, caracterizando uma abordagem de prevenção e tratamento de doenças e, alcançar a saúde baseada em ações fisiológicas e enzimáticas de nutrientes específicos, como vitaminas, minerais e aminoácidos presentes no organismo.

Diretamente associado à Medicina Ortomolecular está o conceito de Radicais Livres, um átomo ou molécula que tem um número ímpar de elétrons em sua órbita externa.

A Medicina Ortomolecular surgiu justamente para corrigir os desequilíbrios químicos provocados pelos Radicais Livres, pois eles desempenham papel importante nas doenças e no envelhecimento. Porém num organismo equilibrado e saudável, elas são logo destruídas. Nas pessoas em que são encontrados altos níveis de Radicais Livres é com o uso de Anti-Oxidantes que o equilíbrio é refeito, juntamente com diversas outras medidas propostas pela Medicina Ortomolecular.

Os antioxidantes podem ser aminoácidos, vitaminas, enzimas, sais minerais, ácidos graxos e flavonóides (compostos químicos que podem ser encontrados em frutas, vegetais, chás, vinho, chocolate, etc.)

Nossos Produtos

[smartslider3 slider=2]
[smartslider3 slider=3]
[smartslider3 slider=4]

Curta nossa fanpage e receba dicas para cuidar da sua saúde

Deixe seu comentário ou sua dúvida que entraremos em contato com você!

Endereço


Rua Conde do Pinhal, 2743

São Carlos – SP

Contato

(16) 3412-5640 whatsapp

(16) 99151-5857 (vivo)

Atendimento


De segunda a sexta das 08:30 às 18:30

FARMÁCIA ARTEMÍSIA DE SÃO CARLOS LTDA CNPJ 00.545.851/0001-10

Farmacêutico Responsável: Fernanda Cristina Iannoni | CRFSP 24.518

AE 1.11.783-8 | AFE 0.02.895-6 | Licença Sanitária 354890622-477-00089-1-5 | Certidão de Regularidade 21.212